Consultoria Jurídica em Direito Civil Rio de Janeiro

  • Conte com o Dr. Joás para ser seu Advogado Civilista.

  • Profissional especialista em Direito Civil no RJ.

  • Entre em contato com nosso escritório de advocacia cível.

direito processo tribunal RJ

O Advogado Civil é o profissional responsável por atuar no ramo do direito que regula as relações entre os particulares que se encontram em uma situação de equilíbrio de condições, estabelecendo parâmetros que regem as relações jurídicas das pessoas naturais e jurídicas.

O Direito Civil é conhecido por ser o ramo tronco do Direito Privado. Dotado de regras, determinações e princípios que são como leis da física para as relações jurídicas entre pessoas físicas, o Direito Civil é o Direito Comum, hodierno, que nos acompanha dia após dia, do acordar ao recolher-se ao lar. No ramo aqui em Pauta, tem-se por enfoque o estudo das relações interpessoais e suas consequências patrimoniais (sucessões, por exemplo), contratos inter-personas, casamentos, separações. Enfim, fenômenos que acontecem no lidar de pessoas umas com as outras, seja em suas vidas amorosas, familiares, dia a dia de contratações de prestações de serviços e etc.

O papel do Advogado do Ramo Do Direito Civil é de alta importância para a manutenção do próprio estado democrático de Direito como um todo, a partir do momento em que, tais profissionais são responsáveis pela persecução de direitos intimamente ligados à Persona que pleiteia o direito. O direito Civil, em seus pormenores, lida com direitos à Imagem, Dignidade, Autoria, entre outros direitos intrínsecos às pessoas e sua intimidade.

O Código Civil, datado de 2002, é a Carta Magna que serve como Norte para o Direito Civil e os operadores dele. Nele, existem definições que vão das matérias de Negócios Jurídicos à Direito de Família e Sucessões, por exemplo. Tentando abranger ao máximo qualquer fenômeno e movimento social que possa ocorrer, positivando-o, criando amparo jurídico e garantia de Direitos. Um dos ramos que mais sofrem atualizações em seu corpo, o Direito Civil é o Direito Privado que mais depende das movimentações sociológicas, tendo seu texto legal dotado de lacunas para preenchimento e interpretação dos operadores do Direito no passar dos anos.

O Direito Civil também é palco de inúmeros civilistas que são inspiração para doutrinadores nacionais e internacionais, como José Carlos Moreira Alves, Silvio Rodrigues, ou mesmo Maria Helena Diniz. Estes e outros, que servem de inspiração e norte para pesquisadores, alunos de Iniciação Cientifica das universidades, docentes e discentes de universidades, entre outras pessoas que visam o Direito como ramo norteador de atos.

No mais, o Direito Civil, nesse breve texto, vem a mostrar que possui uma faceta humanista, ao lidar com os direitos mais subjetivos e cabíveis de interpretação ou estudo de caso. A relatividade de cada contexto torna o Direito Civil e a atuação de seus operadores inspiração de Séries de televisão, e de vestibulandos, que veem a resolução de questões e injustiças sociais resolvidas pelas mãos de Advogados competentes para tal.


Entre as atividades jurídicas do Advogado Dr. Joás em Juízo na Área Civil destacam-se:

Assessoria, elaboração, revisão e acompanhamento de ações de contratos civis:
Contratos de compra e venda.
Renegociação de contratos;
Cobrança de condomínio;
Locação;
Incorporação imobiliária;
Atuação preventiva e contenciosa em assuntos envolvendo Direito do Consumidor, responsabilidade por produtos e serviços.
Hipoteca;
Penhor;
Troca ou permuta;
Constituição de garantias de cumprimento de obrigações;
Assistência médica;
Consórcio;
Seguro;
Ajuizamento e defesa em ações de cobranças;
Recuperação de créditos:
Recuperação de créditos através de medidas administrativas e judiciais, entre estas, propositura de ações de execução, ações de cobrança, ações monitórias, ações de busca e apreensão, requerimento de falências, habilitação de créditos e impugnação de créditos declarados;
Assessoria para o recebimento de créditos ou pagamento de débitos através de acordos judiciais ou extrajudiciais.
Responsabilidade civil;
Negociações de Precatórios (venda e compra de precatórios municipais, estaduais e federais)
Medidas cautelares
Ações possessórias;
Ação de despejo
Ações de responsabilidade civil
Consignação em pagamento
Ação de cobrança
Ação de execução
Ação anulatória;
Ação Monitória
Ação de indenização, danos morais e danos materiais.
Mandado de Segurança
Indenizações (e a elaboração de defesas cabíveis) por danos materiais e morais:
Indenização decorrente de atos ilícitos, danos à imagem e danos estéticos.